Rodeando o castelo, a cintura de muralhas da Fortificação Abaluartada de Campo Maior constitui um testemunho da evolução das necessidades defensivas em zona de fronteira.
Ampliada nos reinados de D. João II e de D. Manuel I e, posteriormente, por altura da Guerra da Restauração, a fortificação foi recentemente recuperada de modo a restituir-lhe a dignidade e a grandeza de outros tempos.
A intervenção recuperou 1600 metros de muralha e teve a particularidade de usar técnicas e métodos tradicionais, com destaque para a taipa.
O visitante pode percorrer a cintura amuralhada de Campo Maior e ficar a conhecer o Meio-Baluarte do Curral dos Coelhos, o Meio-Baluarte de Lisboa, o Baluarte de S. Sebastião e o Baluarte da Boavista.
O Baluarte de Santa Cruz, que também foi recuperado, não está disponível para visita, mas pode ser observado a partir do já referido Meio-Baluarte do Curral dos Coelhos, assim como a zona onde estava o fosso aquático da fortificação, atualmente ocupado por um conjunto bastante cuidado de hortas particulares.
Ao longo de todo o percurso, está disponível sinalética com informação acerca da fortificação que é um excelente apoio para os visitantes que queiram saber mais sobre este fantástico conjunto histórico.