FAZER > Flor Natural > Percurso dos Grous

PERCURSO DOS GROUS

O “Percurso dos Grous” (PR2 CMR) apresenta uma classificação de “Muito Fácil”, pois é o que tem a menor distância dos três, cerca de 4.7 km que poderão ser percorridos em cerca de 1.45h.

 

É um percurso linear que se desenvolve quase encostado à linha de fronteira, num dos pontos mais a este do território português, este percurso tem o seu início junto à igreja (séc. XVIII) do Santuário de N.Sr.ª da Enxara, já na margem esquerda do Rio Xévora.

 

Desenvolve-se ao longo de uma extensa área de montado pouco denso, em terreno praticamente plano. Esta rara configuração provoca, nos períodos do ano mais pluviosos, que as incipientes linhas de água temporárias criem situações de encharcamento dos solos por dificuldade de drenagem. O percurso desenvolve-se ao longo de um estradão em terra batida, mas, para facilitar a observação de aves, está dotado de um observatório.

De facto, é um percurso essencialmente dirigido para o birdwatching, atividade para a qual a época do ano, o equipamento, a discrição e o silêncio são fatores determinantes para o sucesso de qualquer sessão de observação.
É um dos poucos locais no país especialmente indicado para, entre novembro e fevereiro, observar grous, uma espécie invernante que se alimenta em áreas de montado aberto e plano.

Faça o download do ficheiro PDF com toda a informação sobre este percurso:

Faça o download dos ficheiros GPX ou KMZ deste percurso:

Flor, Montanha e Água