Previous
Next
VISITAR > Flor Histórica > Casa do Governador
CASA DO GOVERNADOR

O Município de Campo Maior promoveu, com início em maio de 2013, a recuperação da Casa do Governador de Ouguela no âmbito de um plano mais alargado de revitalização daquela aldeia histórica.

O lugar de destaque que o edifício ocupa na antiga Praça de Armas de Ouguela faz dele um dos principais protagonistas na estratégia de recuperação do património edificado e significa o primeiro passo de um projeto mais amplo e que contempla, entre outros, intervenções na cintura de muralhas que envolve a aldeia.

Com esta intervenção o incremento de área é diminuto já que se pretende sobretudo aproveitar os espaços disponíveis fazendo-os fluir internamente com a menor intervenção possível de modo a garantir que o conjunto preserve o seu carácter.

O edifício, de construção tradicional, está construído segundo um sistema de arcos de alvenaria de tijolo e paredes de alvenaria mista de pedra cal, tijolo e desperdícios na quais se encastravam e apoiavam pisos e cobertura estruturados em madeira (desaparecidos), e no caso do corpo principal constituindo por pisos e cobertura estruturada em abóbada de tijolo.

Localização