Previous
Next
PROVAR > Flor Gastronómica > Enoturismo
ENOTURISMO

O Enoturismo é atualmente um produto turístico extremamente dinâmico, muito graças ao trabalho realizado pela Adega Mayor do Grupo Nabeiro, mas com raízes profundas na cultura e nas tradições de Campo Maior.

Para além da oferta diversificada e sempre muito inovadora da Adega Mayor, temos em Campo Maior um conjunto de famílias que mantêm a tradição da produção de vinho em ânforas de barro, mais conhecido por Vinho da Talha. Campo Maior foi, em tempos, um dos três principais produtores das talhas de barro usadas na produção deste vinho, a nível nacional.

A região de Campo Maior é inclusivamente, em termos ambientais, um local privilegiado para o cultivo da vinha, graças à qualidade da água, do ar e do solo e também à conservação da sua biodiversidade.

O Enoturismo é, atualmente, uma das imagens turísticas de excelência de Campo Maior e da região vitivinícola do Alentejo e certamente um dos pilares do crescimento que se tem notado neste sector turístico a nível nacional.

 

ADEGA MAYOR

A Adega Mayor estende-se ao longo de 350 hectares de montado de azinho, galerias ribeirinhas e campos agrícolas.

No topo do terraço panorâmico, avista-se, na linha do horizonte, a vinha, o olival da Herdade, Espanha e a Serra de Portalegre. Com um olhar contemporâneo reinventa-se a arte de bem viver.

Foi nesta paisagem que o arquiteto Siza Vieira, aplicou o seu traço — simples, depurado, essencial. Essas foram as linhas que deram vida à Adega Mayor.

Uma referência arquitetónica a nível mundial, que distingue e eleva a herança vinícola da região do Alentejo. Um edifício cuja complexidade foi caiada de branco para elevar a simplicidade e fundir-se com a paisagem.

No interior convivem espaços amplos dedicados à produção e armazenamento, com salas que convidam à prova dos vinhos amplamente reconhecidos e premiados e às conversas que eles inspiram.

Para dar resposta aos diferentes interesses de quem a visita, a Adega Mayor oferece uma diversidade de experiências que vão desde as simples visitas guiadas, até workshops vínicos ou propostas de fins de semana completos em articulação com a excelente oferta de alojamento de que a vila dispõe.

 

VINHO DA TALHA – ADEGAS FAMILIARES

Seguindo processos mais clássicos, o vinho de talha mantém-se fiel representante da cultura milenar de vinho no Alentejo. Em Campo Maior esta tradição é preservada por algumas famílias que habitualmente abrem as portas das suas adegas no dia de S. Martinho para a tradicional prova do vinho!