FAZER > Flor Natural > Percurso Ouguela, Sentinela da Raia

OUGUELA, SENTINELA DA RAIA

O “Percurso Ouguela, Sentinela da Raia” (PR1 CMR), que apresenta também uma classificação de “Muito Fácil”, desenvolve-se ao logo de uma distância de 5.9km, que podem ser percorridos em 2.15h.

 

O escasso casario de Ouguela, o seu castelo e a fortaleza que posteriormente lhe foi adossada, estão no início deste percurso. Descobrir a paisagem envolvente a partir do caminho de ronda pode ser a preparação para esta caminhada. Mas antes, a Cisterna e a Casa do Governador, no interior do castelo, e a Fonte de Ouguela, no seu exterior, têm também que satisfazer a nossa curiosidade.

 

Partimos para oeste onde, camuflado pelo olival tradicional, encontramos aquele que foi um ponto avançado de vigilância da fortaleza: Atalaia de S. Pedro. Descemos agora este cabeço em direção às margens da Ribeira de Abrilongo onde um conjunto numeroso de poldras nos ajuda na travessia. Ao longo da galeria ripícola acompanhamos o curso das suas águas até ao ponto em que engrossam as do Rio Xévora. Da antiga ponte romana já quase nada resta. Mas uma nova travessia permite-nos uma visita ao Santuário de N. Sr.ª da Enxara.

 

De regresso a Ouguela passamos pelo Centro Ambiental do Xévora, cujas instalações foram posto fronteiriço para controlo de homens e mercadorias.

Faça o download do ficheiro PDF com toda a informação sobre este percurso:

Faça o download dos ficheiros GPX ou KMZ deste percurso:

Flor, Montanha e Água