Previous
Next
VISITAR > Flor Histórica > Fortificação Abaluartada
FORTIFICAÇÃO ABALUARTADA

Rodeando o castelo, a cintura de muralhas da Fortificação Abaluartada de Campo Maior constitui, nos dias de hoje, um testemunho da evolução das necessidades defensivas em zona de fronteira.

Ampliada nos reinados de D. João II e de D. Manuel I e, posteriormente, por altura da Guerra da Restauração, por questões militares e devido ao crescimento da população, a fortificação foi recentemente alvo de um processo de recuperação que lhe restituiu a dignidade e a grandeza de outros tempos.

A intervenção recuperou 1600 metros de muralha e teve a particularidade de usar técnicas e métodos tradicionais, com destaque para a taipa.

O visitante pode percorrer a cintura amuralhada de Campo Maior e ficar a conhecer o Meio-Baluarte do Curral dos Coelhos, o Meio-Baluarte de Lisboa, o Baluarte de S. Sebastião e o Baluarte da Boavista.

O Baluarte de Santa Cruz, que também foi recuperado, não está disponível para visita, mas pode ser observado a partir do já referido Meio-Baluarte do Curral dos Coelhos, assim como a zona onde estava o fosso aquático da fortificação, atualmente ocupado por um conjunto bastante cuidado de hortas particulares.

Ao longo de todo o percurso, está disponível sinalética com informação acerca da fortificação que é um excelente apoio para os visitantes que queiram saber mais sobre este fantástico conjunto histórico.

Localização