Previous
Next

VISITAR > Flor Religiosa > Ermida de São Joãozinho

ERMIDA DE SÃO JOÃOZINHO

Esta ermida está situada a cerca de 1 km de Campo Maior, na estrada para Elvas. É um local de peregrinação onde se realiza uma romaria com missa e procissão no dia 23 de Junho de cada ano, véspera do dia de S. João. Este dia de festa acaba com um arraial neste recinto.

 

Segundo a lenda, a vila de Campo Maior foi atingida pela peste no século XIV. Toda a gente se reunia em oração pedindo que a peste terminasse, mas a doença espalhou-se e continuou por muito tempo. Algumas famílias refugiaram-se num espaço afastado da vila onde ficaram durante muito tempo com medo de também serem atingidos pela peste.

 

Um dia Gonçalo Rodrigues, de uma dessas famílias, estava sentado à sombra de uma figueira quando lhe aparece a imagem de S. João Batista que o avisou que podiam voltar às suas casas porque a peste tinha passado. Em memória deviam erguer naquele local uma igreja em sua devoção. A igreja foi construída na vila mas neste local construíram outra capela também dedicada ao santo padroeiro.

 

Esta ermida é do século XVII, dedicada ao santo padroeiro São Joãozinho, como lhe chamam desde esse milagre. Por baixo da figueira onde o santo apareceu foi construída uma fonte e uma pequena capela com uma escadaria em granito.

Localização

Igreja