PROVAR > Flor Gastronómica > Enoturismo
ENOTURISMO

O Enoturismo é atualmente um produto turístico extremamente dinâmico, muito graças ao trabalho realizado pela Adega Mayor do Grupo Nabeiro, mas com raízes profundas na cultura e nas tradições de Campo Maior.

Para além da oferta diversificada e sempre muito inovadora da Adega Mayor, temos em Campo Maior um conjunto de famílias que mantêm a tradição da produção de vinho em ânforas de barro, mais conhecido por Vinho da Talha. Campo Maior foi, em tempos, um dos três principais produtores das talhas de barro usadas na produção deste vinho, a nível nacional.

A região de Campo Maior é inclusivamente, em termos ambientais, um local privilegiado para o cultivo da vinha, graças à qualidade da água, do ar e do solo e também à conservação da sua biodiversidade.

O Enoturismo é, atualmente, uma das imagens turísticas de excelência de Campo Maior e da região vitivinícola do Alentejo e certamente um dos pilares do crescimento que se tem notado neste sector turístico a nível nacional.

ADEGA MAYOR

A Adega Mayor estende-se ao longo de 350 hectares de montado de azinho, galerias ribeirinhas e campos agrícolas.

No topo do terraço panorâmico, avista-se, na linha do horizonte, a vinha, o olival da Herdade, Espanha e a Serra de Portalegre. Com um olhar contemporâneo reinventa-se a arte de bem viver.

Foi nesta paisagem que o arquiteto Siza Vieira, aplicou o seu traço — simples, depurado, essencial. Essas foram as linhas que deram vida à Adega Mayor.

Uma referência arquitetónica a nível mundial, que distingue e eleva a herança vinícola da região do Alentejo. Um edifício cuja complexidade foi caiada de branco para elevar a simplicidade e fundir-se com a paisagem.

No interior convivem espaços amplos dedicados à produção e armazenamento, com salas que convidam à prova dos vinhos amplamente reconhecidos e premiados e às conversas que eles inspiram.

Para dar resposta aos diferentes interesses de quem a visita, a Adega Mayor oferece uma diversidade de experiências que vão desde as simples visitas guiadas, até workshops vínicos ou propostas de fins de semana completos em articulação com a excelente oferta de alojamento de que a vila dispõe.

 

VINHO DA TALHA – ADEGAS FAMILIARES

Seguindo processos mais clássicos, o vinho de talha mantém-se fiel representante da cultura milenar de vinho no Alentejo. Em Campo Maior esta tradição é preservada por algumas famílias que habitualmente abrem as portas das suas adegas no dia de S. Martinho para a tradicional prova do vinho!

 

PUPA VINHOS

Entre a Raia e o Caia, há um lugar onde o Campo é Maior.  Entre a fronteira e o rio, há chão que dá uvas, tradição e identidade.

Assente numa visão holística da agricultura, baseada em conceitos regenerativos, de harmonia e respeito absolutos pela natureza, nasce este projeto familiar de vinhos artesanais, com apenas 4ha de vinhas próprias em campo maior. 

Contemporâneo, experimentalista e itinerante, pretende produzir vinhos memoráveis, que inspirem a partilha, aliando a tipicidade e autenticidade à criatividade e irreverência, respeitando as raízes e tradições, mas acima de tudo, convicções.

Pelas mãos de uma equipa de profissionais apaixonados, numa conjuntura multidisciplinar e filosofia de pormenor, no detalhe está o foco. Aos dois irmãos viticultores e enólogos, junta-se uma bióloga, essencial para encontrar o caminho das sinergias fundamentais a todo o equilíbrio do ecossistema, chave para alcançar a expressão mais singular e pura dos nossos lugares, de forma responsável e sustentável.

Na vinha, como no vinho, o paralelismo com a vida da borboleta relembra-nos que desde o momento em que podamos uma videira, até ao momento em que abrimos uma garrafa, a Pupa acontece. São ciclos de uma natureza artesã.”

 

ADEGA DA TORRE

A Adega da Torre, situada na Lugar do Ribeirinho, em pleno Centro Histórico de Campo Maior, com as muralhas e o seu secular castelo como pano de fundo, mantém há várias décadas a milenar e Romana tradição de produzir vinho de talha, numa sequência de 4 gerações familiares. O processo da produção de vinho de talha, para além da qualidade das uvas, assenta essencialmente numa fermentação expontânea e à temperatura ambiente, com as massas a serem mexidas 2/3 vezes ao dia e durante a 1ª. e 2ª. semanas e depois das massas assentarem na fundo do pote, o vinho é retirado através duna torneira de madeira, portanto não filtrado, que corre para um alguidar de barro (com a tradicional prova no dia de S.Martinho) e daí bombado para cubas de inox, onde fica em repouso cerca de 4 meses e depois passa para garrafas, devidamente numeradas, de tinto, branco e palhete tinto, num processo todo ele artesanal e manual. 

Toda esta sequência de trabalho tem como resultado um vinho com características e sabores únicos e que é um convite à partilha entre familiares e amigos, que nos aproxima, que nos une e dá mais mais valor ao privilégio de viver.

A Adega da Torre está inserida na Rota dos Vinhos de Talha, que começa na Vidigueira, com passagem obrigatória por Campo Maior e termina em Marvão, num total de 22 Municípios Alentejanos que aderiram a este projeto e que tem também como um grande objetivo, apresentar à Unesco uma candidatura do Vinho de Talha a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

Convidamos todos que os passem ou venham a Campo Maior, que visitem a nossa Adega e provem os nossos vinhos.