Previous
Next

TASTE > Gastronomic Flower > Sweets

SWEETS

Ingredients:
– 750g of wheat flour;

– 1 spoon of salt;
– 6 eggs;
– Lemon zest;
– 1 soup spoon of  lard;
– 1 cup of anise;
– 1 teaspoon of butter;
– 5 dl of honey;
– Campo Maior olive oil q.b .;
– 1 teaspoon of cinnamon;
– 125 gr of sugar.

Modo de preparação:
Junte à farinha os ingredientes acima mencionados, com excepção do mel, do açúcar e do azeite. Amasse tudo muito bem e tenda uns rolinhos muito finos, que se fritam em azeite bem quente. Depois de os fritar, parte-os em bocadinhos pequenos. Tenha o mel e o açúcar em ponto de rebuçado, junte a massa frita, e depois de tudo bem misturado deite sobre um mármore ou tábua molhada. Faça rolos, que devem ser apertados com as mãos humedecidas, e antes de arrefecerem, corte-os e coloque-os em caixas, devendo separar os cortes com papel vegetal.

Ingredientes:
– 250 gr de arroz;
– 1 L de leite;
– 300 gr de açúcar;
– 1 limão;
– Canela;
– Sal q.b.

Modo de peparação:
Coze-se o arroz em água com umas pedrinhas de sal. Põe-se o leite ao lume com o açúcar e a casaca do limão cortada fininha. Logo que o arroz esteja a meio da cozedura, deita-se no leite que também deve estar a ferver. Deixa-se cozer bem e serve-se em numa travessa, polvilhado com canela.

Ingredientes:
– 500 gr de açúcar;
– 250 ml de água;
– 13 gemas;
– 30 gramas de manteiga.

Modo de preparação:
Leva-se ao lume o açúcar com a água até ter ponto de pérola. Arrefece e misturam-se as gemas, que se mexem sem bater. Envolve-se bem, junta-se a manteiga amolecida e vai ao forno cozer numa forma bem untada com manteiga.

Ingredientes:
– 6 ovos;
– 350 gr de açúcar;
– 80 gr de farinha;
– 0,5 L de leite;
– Canela.

Modo de Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar, junta-se a farinha e vai se juntando o leite aos poucos para não fazer grumos. Leva-se ao lume mexendo sempre, até a farinha estar cozida. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer. Adicionam-se as clara batidas em castelo firme, envolve-se e deita-se o preparado num parto de estanho com uma colher. Polilha-se com bastante canela e leva-se ao forno para cozer. Este doce costuma abrir fendas.

Ingredientes:
– 500 gr de pão em massa;
– 500 gr de açúcar;
– 1 cálice de aguardente;
– 1 colher de chá de erva-doce moída;
– 1 colher de chá de canela;
– 125 gramas de torresmos passados pela máquina;
– 4 ovos inteiros;
– Farinha até tender.

Modo de preparação:
Mistura-se tudo. Formam-se umas broas, que se envolvem em açúcar. Vão ao forno médio, em tabuleiros untados com manteiga e polvilhados com farinha.

Ingredientes:
– 450 gr de banha;
– 500 gr de açúcar;
– 5 gemas de ovo;
– 1 colher de chá de canela;
– Casca de limão ralada;
– Farinha até tender;
– Açúcar e canela para polvilhar.
 
Modo de preparação:
Mistura-se tudo e trabalha-se bem a massa, juntando a farinha suficiente para se poderem tender. Formam-se umas broas pequenas, que vão a cozer em tabuleiros polvilhados com farinha. Depois de cozidos, polvilham-se com açúcar e canela.

Ingredientes:
– 500 gr de açúcar;
– 10 gemas;
– 4 claras,
– 250 gr de manteiga;
– 1 colher de chá de canela;
– Farinha até tender;
– Gema para dourar;
– Açúcar para polvilhar.

Modo de preparação:
Misturam-se todos os ingredientes com a farinha até tenderem. Formam-se uma bolas, que se douram com gema e se polvilham com açúcar pilé. Vão ao forno cozer em tabuleiros untados com manteiga.

Ingredientes:
– 2,5 kg de farinha;
– 1 kg de açúcar;
– 250 gr de banha;
– 250 gr de manteiga;
– 8 ovos;
– 0,5 L leite;
– 500 gr de pão em massa;
– Água fervida em canela.

Modo de preparação:
Deita-se a farinha num alguidarcom os ovos inteiros, o açúcar e o pão em massa. Juntam-se o leite morno e as gorduras e vai-se amassando muito bem, deitando de vez em quando um pouco de chá de canela; trabalha-se bem a massa, tapa-se com um cobertor e deixa-se levedar. Tendem-se uns bolos grandes, douram-se com as gemas de ovo e polvilham-se com açúcar. Com uma tesoura dão-se uns grandes golpes em forma de cruz e levam-se ao forno quente a cozer em tabuleiros polvilhados com farinha.

Ingredientes:
– 300 gr de requeijão;
– 300 gr de açúcar;
– 4 ovos;
– 75 gr de farinha;
– 1 limão;
– Açúcar para polvilhar.

Modo de preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar, juntam-se o requeijão, a casca de meio limão ralada, as clara em castelo e a farinha. Envolve-se tudo. Vão ao forno a cozer em forminhas de papas-de-anjo untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Depois de desenformadas, envolvem-se em açúcar.

Indredientes:
– 500 gr de farinha;
– 50 gr de açúcar;
– 60 gr de banha;
– 20 gr de manteiga;
– 1 laranja;
– 1 colher de sopa de aguardente velha;
– 2 dl de água;
– 1 pitada de sal.

Modo de preprarção da massa:
Coloca-se a farinha num alguidar com uma pitada de sal, o açúcar, a banha e a manteiga. Esfrega-se tudo com a palma da mão até as gorduras estarem absorvidas. Deita-se o sumo, a casca ralada da laranja e aguardente. Amassa-se, adicionando a água aos poucos. Deixar descançar durante meia-hora. Estender a massa com um rolo enfarinhado numa superfice lisa. Cortar os pasteis num formato retangular e rechear o doce do grão com uma colher de chá.

Recheio:
– 500 gr de açúcar;
– 250 ml de água;
– 500 gr de grão de bico;
– 1 colher de chá de canela;
– 1 limão;
– 50 gr de miolo de amêndoa.

Modo de preparação do recheio:
Demolha-se o grão de um dia para o outro. Pela-se, coze-se e faz-se em polme. Põe-se o açúcar ao lume com a água e a casca do limão ralada. Ferver até estar em ponto de pérola e junta-se ao polmo de grão, o miolo de amêndoa pelada e ralada e a canela mexendo sempre até fazer estrada no fundo do tacho. Deixar arrefecer e rechear as azevias, fritar em azeite ou óleo a ferver. Permitir escorrer num papel de cozinha absorvente e polvilhar com açúcar e canela.

Ingredientes:
– 900 gr de farinha;
– 3 paus de canela;
– 2 limões grandes;
– 75 gr de manteiga;
– Óleo para fritar;
– Açúcar e canela para polvilhar;
– Água.

Modo de preparação:
Ferve-se um pouco de água com as cascas dos limões cortada fininha e os paus de canela. Deixa-se amorenar. Deitar a farinha num alguidar com uma cova no centro. Deita-se aí a água passada por um passador. Amassa-se muito bem com a manteiga derretida. Estrende-se a massa com um rolo, muito finininha. Corta-se com a caretilha , em retângulos, e fazem-se uns cortes ao centro. Frita-se em óleo quente e polvilha-se com açúcar e canela.

Ingredientes:
– 1 L de água;
– 60 gr de farinha;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 pau de canela;
– Casca de limão;
– Açúcar para polvilhar;
– Fatias de pão fritas;
– Sal.

Modo de preparação:
Desfaz-se a farinha num pouco de água, sem fazer grumos. Adiciona-se o azeite e o sal. Leva-se ao lume num tacho com o pau de canela, e a casca do limão cortada fininha. Mexe-se sempre, até cozer a farinha. Serve-se em pratos de sopa polvilhadas com açúcar a gosto e misturando o pão frito cortado aos bocados.